FAQ

1. Qual o objetivo do curso de dança com bebês?
As aulas do Slingar e Dançar tem como objetivo apresentar o sling e seus benefícios a partir dos movimentos da dança. O adulto aprende a usar este carregador de pano, o sling (também conhecido como pano de carregar bebês, echarpe, portage, baby wrap, ou babysling) e dança confortavelmente com o bebê no colo. Os encontros também tem como objetivo propiciar momentos de reflexão sobre assuntos referentes a uma maternidade/paternidade ativa, consciente e respeitosa; e incentivar a troca de experiências entre mães, pais e familiares. Em cada encontro é indicada uma leitura sobre assuntos diversos (amamentação, sono de bebês, vínculo, extero-gestação...) para reflexões e conversas sobre os temas oferecidos.
Este momento de início da vida, quando bebê ainda é pequeno, em que a mãe ainda está de licença-maternidade, ela fica (como sempre digo) "monotemática": logo depois que o bebê nasce, ela só fala de fraldas, cólicas, amamentação e todos outros tantos assuntos que permeiam este início da maternidade. Um momento tão ímpar e delicado, o início da maternidade exige um trabalho de dedicação 24 horas por dia, gratificante e intenso. Os hormônios são outros, a prolactina, por exemplo, atua com força no corpo da mãe trazendo sentimentos e sensações que a deixam um tanto sensível e, muitas vezes, com uma necessidade de falar sobre seus sentimentos, dúvidas que só o pediatra do bebê não vai sanar. Quando me tornei mãe, senti uma necessidade enorme de conversar com outras mães, trocar figurinhas, conhecer mais sobre este mundo tão lindo que é a maternidade. Assim, unindo algumas paixões minhas - bebês, música, dança e sling - decidi, eu mesma criar e poder propiciar este momento para outras mães poderem se encontrar para conversar, relaxar e encontrar um momento de tranquilidade numa roda com outras mães. E a sociabilização ainda se estende para os pequenos, que ficam felizes num ambiente com outros bebês, onde se identificam com o outro, brincam, se distraem, aprendem coisas novas, escutam outras vozes, outros sons, outros cheiros...

2. Que tipo de dança é ensinada e quais os benefícios (físicos e psicológicos) para mãe e filho?
Nos encontros praticamos a Dança Circular, que, nada mais é que a dança de roda. O círculo oferece a igualdade a todos que participam da roda, incentivando o aprendizado em grupo e o olhar. Nesta roda materna, este tipo de dança oferece à cada mãe um acolhimento e segurança (por estarem entre outras mães), trazendo tranquilidade e calma. O foco não está em acertar corretamente todos os passos da coreografia, e sim no movimento. O balanço pelo movimento da dança mais o conforto do sling no colo da mãe passam total segurança ao bebê, que relaxa e, na maioria das vezes, dorme já na primeira ou segunda dança da aula.
Sobre os benefícios do uso do sling acho que seria possível escrever um livro. São muitos! Aqui vou citar alguns:
Para a mãe, o uso do sling traz muita praticidade (por ficar com as duas mãos livres) segurança, tranquilidade e felicidade (por ter sempre perto seu filho, podendo estar atenta à seu comportamento, sono, cólicas, temperatura...) e conforto (por carregar um bebê de forma que o peso dele fique bem distrbuído no corpo).
Já o bebê que é carregado no pano chora menos (estando no colo da mãe o bebê se sente seguro, calmo e dorme mais e melhor), tem menos cólicas (o movimento da dança ou do simples caminhar da mãe proporciona uma massagem contínua que evita as cólicas de bebês), e tem um maior equilíbrio e a motricidade mais desenvolvida, uma vez que a verticalização favorece o desenvolvimento vestibular do bebê. Além disso, o sling oferece a ergonomia e a posição correta do bebê no colo da mãe (diferente de muitos "cagurus" tradicionais), podendo até previnir casos de displasia femural.
3. Como funciona a aula? O curso dura quanto tempo?
Cada encontro tem duração de 1h15 (1 hora e 15 minutos). Durante este tempo temos momentos de dança, alongamento, relaxamento, conversa. Mas a aula, muitas vezes tem seus imprevistos (previstos), como um momento de mamar, trocar fraldas... Desta forma, às vezes o planejado sofre algumas alterações, o que é comum de acontecer quando se trata de bebês.

4. A dança de mãe com o bebê pode ser praticada em casa? Para isso, o que é necessário?
Certamente as mães não precisam de um curso como esse para poder dançar com seus filhos em casa. Aliás, a maioria das mães já dança e se movimenta com seus bebês no colo como uma prática instintiva, para acalentar, fazer ele dormir. Instintivamente a mãe sabe que o movimento, sua voz, a música acalmam o bebê. O uso do sling só deixa este momento ainda mais tranquilo, tanto para mãe quanto para o bebê.
O curso de dança só deixa esta prática um pouco diferente, pois é realizada em grupo. Além das práticas de alongamento e relaxamento antes e depois das danças.
5. Os papais também podem participar? Como?
Os pais são super bem vindos. As aulas são abertas às mães, pais e casais. Desde que todos estejam dispostos a dançar.

6. A dança pode ser praticada com bebês de até quanto tempo? Por que?
A mãe pode iniciar a dança depois do puerpério (mais ou menos 1 mês e meio de idade do bebê) e até mais ou menos 1 ano ou 10kg de peso do bebê. Quando o bebê é mais pesado que 10kg, o sling pode ser usado normalmente em casa, para passear (sempre com bom senso e cautela, qualquer incômodo ou dores, a mãe deve sempre procurar um médico). Mas as práticas de dança podem ser prejudiciais quando o bebê já é mais pesado, uma vez que os movimentos, por mais tranquilos e adaptados para o slingar, intensificam o peso nos joelhos e quadris da mãe e/ou de quem estiver dançando com o bebê no sling. E, quando me deparo com mães com bebês maiores (com o peso próximo aos 10kg), procuro intercalar movimentos de dança com os bebês no colo e no chão, uma vez que estes bebês maiores já ficam sentados, ou engatinham.
____________________________________
Se você tiver alguma outra pergunta, terei o prazer em respondê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário